sexta-feira, 24 de julho de 2009

Há " Festival da Praça" em Gouveia

Como já vem sendo hábito, no último fim-de-semana de Julho, há Festival da Praça, uma iniciativa e organização da Escola Velha - Teatro de Gouveia, contará com muita animação e dinamismo, a não perder sábado e domingo.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

O dom da palavra Vs estratégia

Na política a mensagem é fundamental, muitas eleições ganham-se através da palavra, e isso caracteriza um verdadeiro político, aquele que sabe comunicar com o eleitor. Promesas que fazem parte do rol político e que tão bem são engendradas, tudo com um só intuito ganhar as eleições. Existem ainda muitos eleitores que aderem determinados discursos, inflamados pela incoerência política do "se ganhar faço isto, aquilo..." e no fim não faz nada. O conceito por parte do eleitor tem vindo a mudar, sobretudo dos mais jovens, com instrução, não caíem com o facilitismo de outros nas promessas "de ouro" que depois viram lata. Aquele político da velha guarda que ainda subsiste por aí ,tenta a todo custo com os ideais antigos ganhar votos aqui e ali.
Os políticos confundem programas eleitorais com promessas eleitorais, um programa é algo elaborado com coerência segundo uma estratégia capaz de vingar nos próximos 4 anos criando alicerces futuros. As promessas eleitorais são as chamadas esmolas, do género" se ganhar vou construir um pavilhão, um novo cemitério, um novo mercado, etc." Muitas vezes fica-se com a ideia " épá este diz vai construir isto e aquilo, é um tipo sério" e a malta vota nele. Se formos ver a estratégia em que se enquadram essas promessas de "construção", simplesmente não existe. Os políticos ainda não perceberam que são as estratégias que definem o futuro das cidades e não as construções de betão que aqui e ali pontificam como salvação de um mandato, a chamada "obra feita", as rotundas, os chafarizes, estátuas de homenagem, dizem eles, que é para embelezar a cidade. Agora que nos aproximamos da hora dos canditatos a Gouveia transbordarem as suas ideias, que dirão aos gouveenses, serão estratégias ou promessas eleitorais? Ficaremos atentos...

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Seia aposta no empreendedorismo

Amanhã terá lugar em Seia a apresentação pública do projecto " Seiaempreende". É a mais recente aposta de Eduardo Brito, cujo projecto tem como principal conceito a captação de ideias novas capazes de se tornarem empreendedoras para dinamizar o concelho. A novidade passa pela criação de um Gabinte de Apoio ao Investimento e ao Empreendedorismo, capaz de estar próximo de quem quer investir e tornar ideias em realidades. O projecto passa por querer apróximar o investimento privado do poder local e administração central. Neste projecto realce ainda para a abertura do Gabinete de Inserção Social, em parceria com o IEFP, visa apoiar jovens e desempregados no mercado de trabalho.

Pousada das Penhas da Saúde aumenta capacidade

A Pousada da Juventude das Penhas da Saúde viu a sua capacidade de alojamento aumentada de 124 para 158 camas, num investimento total de 959 mil euros. Foi construído um edificio complementar, tendo sido inaugurado pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Torneio Volley de Praia na Sra dos Verdes

Estão abertas as inscrições para o IV Torneio de Beach Volley da Sra dos Verdes, até ao próximo dia 23 de Julho. O torneio realiza-se entre os dias 27 e 2 de Agosto no Parque da Sra dos Verdes. Trata-se de uma iniciativa promovida pela CDR - ABPG, sendo que a inscrição tem um preço de 20 €. As inscrições deverão dar entrada na recepção do Health Club da ABPG .

domingo, 19 de julho de 2009

Manteigas poderá vir ter ligação à A23

O Secretário de Estado Adjunto Paulo Campos anunciou o concurso para o estudo prévio da ligação entre a Auto-Estrada A23 e Manteigas, ligação efectuada com passagem nas localidades de Gonçalo e Benespera, Concelho da Guarda. Após estudo será ainda feito o estudo de Impacto Ambiental daí que só em finais 2010 se saberá da viabilidade da construção desta rede viária.