sábado, 18 de julho de 2009

Fiagris arranca na proxima semana

A Fiagris inicia-se no proximo dia 22 de Julho e estende-se até dia 26, tendo como cabeça de cartaz musical o grupo Xutos & Pontapés que abre as hostes da Feira Industrial, Comercial e Agrícola de Seia. A Feira contará com expositores com realço para a componente do artesanato. Haverá ainda Carlos do Carmo, Mafalda Veiga e João Pedro Pais a nível nacional e a nível local haverá a actuação do Rancho Fólclorico de Seia. Os espectáculos efectuar-se-ão no Anfiteatro Municipal.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

"O interior está moribundo"

Ao longo dos últimos dias não me foi possível escrever de forma assídua, a vida profissional e académica assim dita o tempo que não sobra. Na última edição do Notícias de Gouveia chamou-me a atenção a "ira" de um leitor que escreveu um pequeno artigo, cheio de revolta e que não poderia deixar ao acaso. Nutro concordância com o Srº Esteves Pires, o interior está efectivamente moribundo, não é de agora mas na verdade o fosso litoral/interior acentua-se mesmo com as grandes redes viárias que atravessam as Beiras. Deveremos assumir dois culpados para este deserto social,económico e cultural do interior. Os políticos são os grandes responsáveis por aquilo que assistimos, apenas pretendem apresentar obra de pedra, medidas verdadeiramente concretas munidas de desenvolvimento com pendor sustentável simplesmente não existem. Deles são esperadas medidas capazes de tirar cidades como Gouveia do marasmo, mas apenas assistimos a medidas eleitoralistas que tapam olhos da sociedade que anseiam por impulsos capazes de dar alento. Por outro lado temos a população, teremos de assumir a quarta parte, o acto de cidadania é inexistente, a participação por parte da população nas questões fundamentais no desenvolvimento são praticamente invisiveis. Não deixa de ser verdade que os políticos decidem e dispõe dos meios que pretendem, não consultam nem incentivam os cidadãos a fazerem parte do rumo das cidades. Perante a inércia governativa local apenas existe um caminho, a cidadania como forma de colocar o interior num rumo de desenvolvimento capaz de criar dinamismos.

Morreu terceira vitima do acidente de Vila Franca

Morreu ontem Maria da Conceição Garcia, a terceira vítima mortal do acidente com rebentamento de uma bilha de gás num café de Vila Franca da Serra. A vítima encontrava-se até então na Unidade de Queimados nos Hospitais da Universidade de Coimbra. As deligências efectuadas pela PJ concluiram que o rebentamento se deveu a uma fuga de gás.

Há Trofeu Estrela hoje.

Hoje há futebol na " Capital da Aventura", o Trofeu Estrela será disputado no Estadio Municipal do Farvão pelas 20h30, encontro entre o Belenenses e União de Leiria. Equipas que estam a estagiar em Gouvei e Seia respectivamente.

Manteigas quer possuir Centro Nacional de Energias Renováveis

A cidade de Manteigas vai candidatar o projecto do Centro Nacional de Energias Renováveis ao QREN, numa vontade clara de destacar o concelho neste sector económico. O local será na antiga Fábrica do Rio, propriedade do municipio. José Manuel Biscaia destaca o projecto inovador e o seu potencial económico e didático