quarta-feira, 1 de julho de 2009

Requalificação ex-fábrica Bellinos & Bellinos

No próximo dia 6 de Julho terá lugar no Auditório da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira pelas 21h30 a apresentação do projecto de requalificação da ex-fábrica dos Bellinos. Podemos considerar, atendendo à última Assembleia Municipal, que o futuro poderá passar pela instalação de um novo pavilhão gimnodesportivo. A revisão ao orçamento e ao PPI de 2009 na respectiva Assembleia, aprovada, antevê que este pavilhão que contempla 300 mil Euros no respectivo orçamento, poderá vir a "nascer" naquele espaço. As cenas dos próximos capítulos só saberemos no próximo dia 6 mas o Jornal " O Hermínio" lança o desafio em acto de cidadania a todos os Ciber-gouveenses de votarem na sondagem e opinarem sobre este assunto. A sua opinião e voto aqui contam!!

terça-feira, 30 de junho de 2009

Falar de Associativismo

Tenho trazido aqui incessantemente o tema da cidadania, como forma activa do desenvolvimento sustentável que hoje mais que nunca as cidades terão de implantar. Uma das formas de participar na sociedade é através do associativismo, que cada vez mais se perde no meio de uma população cada vez mais egoísta e desinteressada por aquilo que a rodeia e mais interessada em particulariedades que interferem no individual de cada um. Muitas colectividades surgiram ao longo do tempo com intuito de dar mais a determinadas cidades, vilas e aldeias, muitas vezes foram estas que proporcionaram alguns focos de desenvolvimento local muito pela união vivida pelas populações inerentes. Aquilo que assistimos hoje é que muitas associações e colectividades vão "morrendo", algumas continuam muito por culpa de meia dúzia de "almas penadas" (que a bem) não deixam morrer o conceito. A verdade é que muitos procuram proveitos pessoais fugindo à essência do associativismo, o trabalhar em equipa, que funciona quando existe vontade e união. É emergente que as gerações de hoje e de amanhã surgam na sociedade, num trabalho de equipa, consigam trazer às cidades, vilas e localidades novos impactos de discusão e ideias construtivas de proporcionar territórios acolhedores, onde a cultura, as tradições e a génese local sejam salvaguardadas, independente de novos ideais e impulsos.

União de Leiria estagia em Seia...Belenenses em Gouveia

Depois da equacionada hipotese da recém promovida à I Liga de Futebol, a União de Leiria já não vem para Gouveia estagiar, ficará na cidade vizinha de Seia. O Estágio inicia a 3 de Julho próximo, jogará com o Belenenses para a Taça Estrela em Gouveia, essa sim a estagiar na "Capital da Aventura", no próximo dia 17.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Santinho Pacheco apontado à Assembleia Municipal

São apenas rumores, mas o nome de Santinho Pacheco, ex-presidente da Câmara de Gouveia volta a ser falado no seio político local. A possibilidade da candidatura à presidência da Assembleia Municipal nas próximas eleições autárquicas ganha contornos objectivos, podendo dar forte peso à candidatura do Drº Armando Almeida, podendo assumir desde logo "reviravolta" no eleitorado gouveense. Apesar das críticas conhecidas, sobretudo pelo excessivo tempo na "cadeira" da autarquia, os gouveenses sentem uma larga simpatia pelo ex-presidente.

domingo, 28 de junho de 2009

Casa das Penhas Douradas candidata a Prémio Nacional de Turismo

A Casa das Penhas Douradas é uma das candidatas a receber o Prémio Nacional de Turismo. A sua situação geográfica, o potencial que tem dado à região e a valorização turística que a região tem vindo a receber levou a esta nomeação. Mas também a componente arquitectónica está por detrás desta escolha, a sua inserção no território e a vivência dos espaços interiores, levão a concluir que seja um espaço por excelência, sem esquecer o Museu do Ski no seu interior.

Seia recebe Festival Internacional de Publicidade

Próximo dia 2 de Julho realiza-se o Festival Internacional de Publi...cidade de Seia, organizado pela Associação Nacional de Jovens Formadores e Docentes em cooperação com o municipio de Seia. "Esta iniciativa irá consistir numa edição de autor onde serão apresentadas algumas das melhores colecções e estratégias publicitárias dos últimos anos." Pelas 21h30 na Casa da Cultura de Seia.