quinta-feira, 18 de junho de 2009

Igreja de S.Pedro é a 1º Maravilha de Gouveia

Uma iniciativa levada a cabo por uma turma da Escola Secundária de Gouveia levou ao ciber espaço a votação das 7 Maravilhas de Gouveia. Depois de uma constante e folgada liderança por parte da Igreja Matriz de Vila Nova de Tazém, eis que nos últimos dias a Igreja de S.Pedro assimiu a liderança ganhando a votação por escassos 2%. Para completar o pódio dos três primeiros, a Capela de Nssa Senhora do Monte em Mangualde da Serra. Veja as restantes votações em: http://7maravilhasdegouveia.blogspot.com/

Festival de Verão da Serra da Estrela cancelado

O Festival da Serra da Estrela que se realiza em Valhelhas foi cancelado, segundo a organização as obras que estão ser efectuadas no recinto e a falta de alguns apoios estão na base do cancelamento. No entanto, foi afirmado que este cancelamento foi apenas um percalço neste trajecto do Festival que já é uma referência a nível nacional. Os mesmo afirmam que no próximo ano este Festival voltará e com alterações qualitativas.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

1º Video Electro Sound Session em Celorico da Beira

No próximo dia 20, realiza-se o 1º Video Electro Sound Session, onde música, video e arte da fotografia se conjugam num espectáculo que se antevê com muita animação. Realizar-se-á no Jardim Carlos Amaral e contará com vários DJ`s nacionais de renome do mundo da electrónica.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Cavaco Silva esteve hoje em Trancoso

O Presidente da República este hoje na região centro tendo estado na cidade Trancoso, distrito da Guarda, a sua passagem ficou a dever-se pela inauguração das obras de recuperação do Convento de S. Francisco, que hoje se tornará um espaço de cultura ao serviço do municipio. Aníbal Cavaco Silva voltou a apelar a "união de todos" em prol do desenvolvimento do país.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Nós por cá!!




















Não querendo imitar um programa televisivo, decidi trazer aqui alguns apontamentos ( haveria muitos outros), que nos farão refletir.
O lema tem sido "Servir o Futuro", mas tem sido dificil perceber, pelo menos para mim, o futuro de algumas requalificações, a sua funcionalidade e se realmente estas melhoram a qualidade de vida dos habitantes de Gouveia.
Fala-se muito em embelezamento da cidade, é um tema desde já que dá largas a discussão, até porque é dificil agradar a "Gregos e Troianos", mas bom senso e coerência são conceitos que por norma são consensuais.
Mas isto da política é de dificil compreensão, e o que interessa são as placas comemorativas e cortar as fitas. Depois da Pr. Alípio de Melo, que de sustentável não tem nada, das árvores que se perderam e o excessivo tom de impermeabilização do espaço, veio agora a Praça de S.Pedro, que continuo sem perceber, com tantos espaços que poderiam ser melhorados, foi ali naquele espaço que se interveio. O tom rústico dá lugar a umas pedras polidas de granito fora do tom anterior...
Já no "Calçadão" de Gouveia, surgem as passadeiras para peões que habitualmente caminham mas, atravessar para onde? De certo a "Servir o Futuro", pois ali nascerá uma zona de urbanização.
Já as chamadas "gotas" de Gouveia de nada são amigas das pessoas portadoras de deficiência física. Tem sido apanágio desde sempre a falta de sensibilidade e apesar de a sua eficiênciente funcionalidade de retirar aos automobilistas a brilhante ideia de estacionar nos passeios, a verdade é que para quem caminha de cadeira de rodas é dificil aceder a certos locais.
Para último mas não menos importante deixo-vos um cartaz em que alguém decidiu repôr a verdade, os lapsos acontecem, mas apesar de "doer" a muita gente, aquele ainda é o cemitério de Nabaínhos.






Pós-Graduações em Trancoso

Câmara local e o Instituto Piaget assinaram protocolo visando a instituição de ensino superior leccionar cursos de Pós-graduação nas àreas de Turismo e Património. Para o Instituto Piaget na palavra de Luís Cardoso, falou em estratégia definida pela entidade local que permitiu com maior facilidade leccionar estes cursos nesta cidade. Ficou ainda estabelecido o envolvimento da vida académica no seio da comunidade da cidade, seja cientifico, pedagógico ou social.