sexta-feira, 12 de junho de 2009

Falar Verdade!

Olhando ao título poderá parecer uma cópia de uma campnha política de um partido político, mas não o é. Apenas casualidade das palavras, penso que a verdade é um conceito objectivo que tantas vezes se procura e muito pouco se conhece realmente. Na política, como na vida, a verdade terá de imperar, mas vai sendo difícil encontrar perante tanta falácia que nos rodeia no dia a dia. Nas últimas edições do Notícias de Gouveia, tem-se assistido a uma troca de palavra entre um empreiteiro e representante do Poder Local, o primeiro alega uma dívida que a câmara tem para com ele, e não é nada meiga não senhor! Se esta tiver fundamento. O Poder Local ripostou com um artigo, que devo dizer muito pouco esclarecedor. Perante as argumentações, desculpas, ou queixas é preciso pedir a verdade. Estranha-me que vereadores da oposição pouca relevancia têm dado ao caso, mas é preciso assentar poeira, afinal a câmara deve ou não deve? Os gouveenses têm o direito de saber.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Olhar sobre a votação no Concelho de Gouveia.

Falei no artigo anterior que aquilo que se registou foi uma vitória da minoria, disso não tenho qualquer dúvida. No entanto, há que fazer os devidos efeitos desta votação e as ilações a tirar. Importa-nos referir que ao nível local, no concelho de Gouveia, houve uma vitória evidente do PSD do Drº Álvaro Amaro, mas...parece haver índicios de perda da consistência social-democrata obtida nas últimas eleições autárquicas, em 2005. Se no resultado geral do concelho a vitória do PSD parece bastante consistente, houve casos particulares em certas freguesias que concerteza fará reflectir a equipa do Drº Álvaro Amaro. O Partido Socialista nas últimas eleições autáquicas de 2005 tinha ganho em Cativelos, Folgosinho, Vila Franca da Serra e Mangualde da Serra. No passado domingo manteve vitória em Vila Franca da Serra e Folgosinho, neste último caso ganhou por um voto, que continuam como bastiões socialistas, que no caso de Folgosinho antevê-se uma corrida taco-a-taco nas próximas eleições. Manteve de igual modo Mangualde da Serra mas perdeu Cativelos, tendo sido a única freguesia que o PSD "roubou"em termos de vitória ao PS. A estas três vitórias socialistas junta-se as vitórias em Arcozelo da Serra, Moimenta da Serra, Nespereira, São Pedro e Vinhó. Ou seja para além de manter as três anteriores, "roubou" quatro freguesias ao PSD e Vinhó que nas autarquicas de 2005 tinha sido a CDU a obter vitória. Concluindo, podemos referir que o PS/Gouveia no que respeita a vitórias em freguesias perdeu Cativelos mas manteve três e "roubou" cinco, dando-lhe vitória em oito freguesias das vinte e duas no total. Será impacto do Dr.Armando Almeida? Na verdade é cedo para tirar conclusões, até porque estas eleições eram europeias e a abstenção foi a verdadeira vencedora. Esperamos pelos próximos capítulos...

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Vitória da minoria.

Contados estão os votos, o veredito ditou uma vitória social-democrata. Já aqui escrevi que a política é uma bola retalhada de trapos que tem muitos tiques e trocadilhos. Acho que é de uma brejeirice glorificar-se com uma vitória obtida segundo os votos de uma minoria. Aquilo que assistimos ontem não foi democracia, foi uma pseudo-democracia quando temos uma abstênção de mais de 62%. Mais uma vez é perceptível que os cidadãos andam de costas voltadas com a política, o desinteresse e a descrença é notória, é abominável que nenhum partido, seja ele da direita ou da esquerda realçar o nível de abstenção verificado. Todos cantaram vitória à excepção do PS, mas estas vitórias foram pequenas manchas de tinta comparadas com a da abstênção. Muitos dizem que foi um cartão vermelho ao governo, outros dizem que é uma página que se vira no país, outros glorificam-se com a melhor votação de sempre...mas como, se 62% ficou em casa. Será que ninguém pergunta, o porquê desta abstênção? Como conseguir que os portugueses tenham uma contundente actividade no rumo da Europa e na política? É esta política de interesses, de trocadilhos, de tachos que fazem esta abstênção.
Quanto aos resultados, está aos olhos de todos que os Sociais-Democratas foram fazer o seu papel e contaram as caninhas todas, os socialistas ficaram a ver televisão, ou alguns houve que votaram mais à esquerda. O PSD inclusivamente desceu de 33% para 31,7% desde a última votação em 2004 para o Parlamento Europeu.
Pouco se falou da Europa na campanha, houve pouco bom senso, ninguém ousou ilucidar os portugueses que a Europa é quem nos governa, nomeadamente o défice, os limites nos orçamentos de estado, os subsídios e os Quadros de Apoios. Mas esta é a política, uma política que não visa solucionar os problemas mas atirar areia para os olhos. Afinal que de novo trazem este políticos actuais, os de sempre, com a mesma ladaínha?
Quanto aos resultados do distrito da Guarda, nada de novo, o PSD obteve 40,76% contra 26,92% do Partido Socialista, com uma abstenção idêntica ao resto do país, 65,07%.
No concelho de Gouveia também ganhou uma minoria, atendendo, que mais de 10.000 gouveenses ficaram em casa. Drº Álvaro Amaro voltou a contar os seus votos, os de sempre, quanto aos socialistas o impacto de DrºArmando Almeida ainda não se faz notar nas urnas. Será capaz Drº Armando Almeida convencer os cidadãos que ontem ficaram em casa, irem votar nas próximas eleições?...veremos!

domingo, 7 de junho de 2009

Vilar Formoso "morre" a cada dia que passa.

Fora em tempos local de paragem obrigatória, emigrantes ali paravam para fazer as primeiras compras em território nacional. Hoje é tida quase ao abandono, o levantamentos das barreiras fronteiriças, o deslocamento de funcionários alfandegários, o fecho das gasolineiras trouxe a Vilar Formoso o lado escuro e com futuro incerto. A ligação da A25 à Auto-estrada espanhola com uma variante externa à cidade prêve-se ainda mais o desespero do comércio local. Resta esperar para ver se os emigrantes por ali continuarão a parar.