sábado, 30 de maio de 2009

Vila de Almeida quer ser Património Mundial

A candidatura será apresentada, as expectativas são enormes, a candidatura da Fortificação da Vila de Almeida a Património da UNESCO é vista como uma porta ao turismo da região. Para já foi aprovada pelo Ministério da Cultura e tem pernas para andar. Não só Almeida apresentará candidatura, juntando-se à Vila do distrito da Guarda as candidaturas de Elvas, Estremoz, Marvão e Valença.

Fundação D. Laura dos Santos recebe certificado de qualidade.

No passado dia 8 do corrente mês a instituição de cariz social Fundação D.Laura dos Santos de Moimenta da Serra recebeu do Srº Secretário Estado da Segurança Social o Sistema de Gestão de Qualidade da ISO 9001:2000. Foi destacado o trabalho desenvolvido com impacto na região e como exemplo para todo o país.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Mário Cantarinha prepara exposição em Paris.

Mário Alberto Cantarinha, natural de Folgosinho, continua a divulgar Portugal e a sua região por terras francesas, depois de uma exposição em noite de fados, prepara agora uma nova exposição na capital francesa, segundo o próprio confidenciou ao Jornal O Hermínio, entre os potenciais locais da exposição poderá ser a Câmara de Paris.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Confraria do Azeite e Queijo em Celorico da Beira.

Foi criada a confraria do Azeite e do Queijo Tradicional em Celorico da Beira. As constantes dificuldades no escoamento dos produtos, levou 17 confrades a criar a confraria de forma conjunta de modo a resolver e potencializar estes produtos de modo a combater as fracas vendas dos produtos locais. A dinamização e a valorização dos produtos estão na base da constituíção da confraria.

Colóquio "Caminhos para a Sustentabilidade" em Sabugal.

No próximo dia 4 de Junho decorrerá na cidade de Sabugal o colóquio " Caminhos para a Sustentabilidade". Uma iniciativa levada a cabo pelo concelho de Sabugal em parceria com a Universidade Aberta, visa debater o conceito da sustentabilidade como veículo de desenvolvimento local, num claro assentamento de melhoria de condições de vida das populações através do desenvolvimento sustentável. Novas energias e educação serão temas que envolveram este colóquio. Excelente iniciativa com visão futura e acertada, que alías tem sido tema recorrente no Jornal O Hermínio.

domingo, 24 de maio de 2009

Assembleia Geral da Casa do Concelho de Gouveia aprovou relatório e contas 2005-2008

Ontem(sábado) na sede social da Casa do Concelho de Gouveia em Lisboa foi aprovado por unanimidade o relatório e contas dos biénios 2005-2006 e 2007-2008, cujo saldo é positivo e desafogado, permitindo e deixando esperança no futuro da casa. A quantidade de sócios deixava antever uma assembleia geral sem motivos de interesse, mas na verdade houve intervenções e aplausos com votos de agradecimentos vários a diversas entidades do concelho de Gouveia. A proposta aos novos corpos sociais liderada por Joaquim Cabral foi aprovada, sendo o novo corpo directivo para o biénio 2009-2010. Realço para um novo sócio que chegou à Casa, facto realçado pela Mesa da Assembleia bem como do corpo directivo, focando a necessidade de gente nova para impulsionar a actividade da Casa do Concelho de Gouveia...é caso para dizer, sócios precisam-se!