sexta-feira, 22 de maio de 2009

Universidade ter ou não ter, eis a questão!

Sou um habitual leitor do Notícias de Gouveia, principalmente as crónicas do Srº Chaves Rosa, penso que os seus pequenos textos nos relatam trechos bem interessantes do passado e do presente têm sempre um intuito de dar algo mais à sua terra natal. Tem ultimamente focado os anos de 1998 e 1999, aquando da vontade do Drº Àlvaro Amaro trazer para Gouveia um Polo da Universidade Independente do qual era docente. O seu último relato da estória na edição de 8 de Maio, faz a necessidade de tecer um comentário às suas palavras. Sempre fui um defensor e contínuo a dizê-lo que o desenvolvimento de uma cidade, concelho e região se manisfesta impreterívelmente através de dois factores educação e cidadania. Relacionando com o artigo de Chaves Rosa importa questionar, Universidade é ou não importante à cidade? Claro que o é, se é uma necessidade?Não deria que é uma questão de vida ou de morte, mas como já referi, Gouveia terá objectivamente que se associar directa ou indirectamente ao Ensino Superior. Sabemos que a oportunidade de Gouveia ter no seu concelho um curso de ensino superior esfumaçasse a cada dia que passa, apesar das promessas e protocolos que não passam do papel. Uma coisa será certa, mesmo que Gouveia não consiga ter um curso do ensino superior, terá de constituir bases fundamentadas na alicerção de contratos com instituições de ensino superior visando constituir parcerias que possam trazer para Gouveia mão-de-obra qualificada conjuntamente com bases empreendedoras. Acho Srº Chaves Rosa que a taça de champagne a que se refere, não devia ser bebida já, talvez mais tarde.

Dia do Associativismo amanhã em Gouveia.

Amanhã, dia 23 é dia de Associativismo em Gouveia, uma iniciativa levada a cabo pelo municipio. Retratar a importância e realçar a iniciativa do associativismo como forma de criar desenvolvimento será a base de conferências. A iniciativa realizar-se-á no Biblioteca Municipal Vertgílio Ferreira, contará com presença de inumeras personalidades da área em debate. Será feita apresentação do novo " Guia das Associações de Gouveia". Para finalisar este dia está marcado para o Cine-Teatro de Gouveia concerto com o Grupo Cantares Populares de Cativelos e S. Paio, o Rancho Fólclorico de Nespereira e o Orfeão da Santa Casa Misericórdia de Gouveia.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Escola Electrão em Manteigas.

A escola EB 2,3 de Manteigas aderiu ao projecto Amb3E, que visa a recolha de electrodomésticos em fim de vida visando a sua reciclagem entre alunos, professores e funcionários. O projecto tem o apoio do Ministério da Educação e da Agência Portuguesa do Ambiente, a escola de Manteigas foi uma entre 413 que aderiram a esta iniciativa, tentando sensibilizar estudantes e sociedade civil para a importância de proteger os recursos naturais e potencializar a reciclagem como via credível à protecção do ambiente.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Ante-estreia de "Últimos Moínhos" em Figueiró da Serra.

O documentário de Luís Silva, "Últimos Moínhos" vai ter ante-estreia na "Quinta do Adamastor", na localidade de Figueiró da Serra. Documentário que retrata o espólio dos moínhos, que outrora fundamentais à economia e ao sustento das populações. Para o autor do documentário: “esta é uma arte que está em vias de extinção e, por isso mesmo, é necessário preservá-la para as actuais gerações e gerações vindouras”. Depois de "Ainda há pastores?", de Jorge Pelicano, assistimos agora a outro documentário que promete retratar tradições da Beira Interior, a não perder, dia 30 pelas 14h.

domingo, 17 de maio de 2009

Marcha de Solidariedade - Participe

A Galeria Paz de Espírito, o Município de Seia e a Associação de Beneficência Social e Cultural de Tourais estão a organizar uma marcha de solidariedade que pretende ajudar pessoas com necessidade especiais. O objectivo deste evento passa por angariar fundos que vão reverter a favor do Banco de Ajudas Técnicas, um banco que tem como função emprestar gratuitamente diversos materiais como cadeiras de rodas, camas articuladas entre outros a pessoas que deles necessitam. Os fundos servem para comprar mais material uma vez que o Banco de Ajudas Técnicas já não tem mais equipamento para emprestar e tem uma longa lista de espera. As pessoas que quiserem associar-se a esta causa podem fazê-lo através de um donativo para a conta aberta no Banco Millenium BCP:NIB - 0033 0000 4537 6868 788 05
CONTACTOS DA ORGANIZAÇÃO:Associação de Beneficência Social e Cultural de Tourais - 238 977 065 / 96 742 42 61Galeria Paz de Espirito - 238 083 880 / 96 605 72 64MAIS INFORMAÇÕES EM:http://www.pazdeespirito.com