sexta-feira, 17 de abril de 2009

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios assinalado pelo distrito da Guarda.

Notícia/Opinião/Agenda
Amanhã assinala-se por alguns concelhos do distrito da Guarda o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, Guarda, Vila Nova de Foz Côa e Fornos de Algodres são alguns dos que se associam a esta promoção do Património Arquitectónico cujo promotor é o IPPAR. Gouveia pelo que o Jornal O Hermínio apurou não se associou a esta iniciativa, não tendo qualquer acção programada para assinalar este dia. É demonstrativo do "afastamento" constante do executivo para com os valores arquitectónicos existentes no concelho, na sua promoção, valorização e factor de promoção turística. O concelho possuí do ponto de vista arquitectónico, uma riqueza que necessita de ser protegida e valorizada nomeadamente a chamada arquitectura popular, única e plausível de ser estudada.

Hotel com SPA em Aguiar da Beira

Notícia
Para fazer frente à falta de opções hoteleiras naquele concelho vai nascer no complexo termal de Caldas da Cavaca, uma unidade hoteleira com SPA e renovação das estruturas existentes, cujo complexo reabriu no ano transato tendo tido grande afluência. Espera-se uma conjugação de factores que leve este projecto a bom porto. As obras têm ínicio para o final deste ano, estando previsto a sua conclusão para inicio de 2011.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Nem gestas em flor nem rosas perfumadas, só banho-maria.

Opinião
Para mês de Abril não está mal, faz repto antigo " Abril águas mil!", ainda sentimos aquele frio na espinha, tardam em aparecer as gestas em flor e o seu cheiro. Outros há que aparecem a tudo aquilo que mexe, sobretudo se for para o retrato. O banho-maria político, sem nenhum perfume a rosa, poderá prever mau desfecho, e de lá não virá D. Sebastião certamente, virá remendo ou então cartada forte, que poderá pecar por tardia. A propaganda continua, louca como sempre, de máquina fotográfica em punho de preferência, com estímulo e com confiança, arrisco-me a dizer que se calhar para mal de muitos o "tri" ser o desfecho de um cozinhado sem grande preparado à custa de banho-maria de outros.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Curso de criação de horta biológica em Gouveia.

Notícia
Curso BIORTA - Criação de uma horta biológica- destina-se a todos aqueles que têm uma parcela de terreno que querem colocar em práctica conhecimentos de cultivo segundo o Modo de Produção Biológica. Esta iniciativa vai decorrer a 9 e 10 de Maio, numa parceria entre Fundação BioLogica e Unidade de Turismo Rural " Casas do Toural", num curso teórico-práctico de 12 horas.

Encontro de Blogger`s em Seia.

Notícia
Marcado para o próximo dia 6 de Junho o 3º Encontro de de Blogger`s, uma iniciativa que visa debater a blogosfera, a sua importância na sociedade e no desenvolvimento local. A recepção aos participantes será em frente à Câmara Municipal de Seia pelas 10h00. Será efectuada uma visita ao Museu do Brinquedo e à Feira do Livro. Pelas 11h00 haverá um debate informal na visita ao CISE. As inscrições estão abertas até 4 de Junho.

De volta...

Editorial
Depois de um tempo de repouso por ocasião das festividades da Páscoa, O Jornal O Hermínio volta a ocupar o "seu espaço" e o tempo do leitores. Um interregno que serviu para criar mais uma temporada, recuperar ideias e temas. Aproxima-se a corrida eleitoral intensiva que poderá preenche neste "blogspace"parte do ritmo, no entanto procurar-se-à novos temas, divulgações e debater sempre pelo melhor do concelho.
Pede-se colaboração, fidelização, mas mais importante é trazer aquilo que é importante, no informar, no debater e no divulgar.
Sejam novamente bem vindos!