quinta-feira, 2 de abril de 2009

Petição contra venda das Torres de Radar.

Notícia
Está online uma petição contra a venda das antigas Torres de Radar da Serra da Estrela, situadas no ponto mais alto de Portugal Continental. Apesar de Jorge Patrão já ter assegurado que o espólio não irá ser vendido. Para quem quer contribuir, independentemente das promessas, não custa nada...http://bloteigas.blogspot.com/2009/04/manteigas-peticao-contra-venda-das.html.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Jovens Reporteres para o Ambiente em Gouveia.

Notícia
Integrados no Foundation for Environmental Education, os Jovens Reporteres para o Ambiente têm neste ano de 2009 como tema a Serra da Estrela. Serão 16 jovens de diversas escolas do país e a nível internacional vivem na Região da Serra da Estrela de 30 de Março a 4 de Abril . Manteigas, Seia e Gouveia são os municipios anfitrões. Esta missão visa captar a importância da biodiversidade na Serra da Estrela , dando sensibilidade aos jovens para preservar os recursos naturais, num trabalho colectivo entre fotografias, artigos e entrevistas na região. Hoje o anfitrião foi Gouveia, o Parque Biológico e Cervas foram locais de visita e de investigação. Amanhã segue-se Seia.

terça-feira, 31 de março de 2009

Promoção turística, quanto vale?

Opinião
Este " post" vem a propósito de um "post" de um colega bloguista que notíciou a ida de produtos regionais a Lisboa pela mão do municipio de Celorico da Beira, que alías o Jornal O Hermínio já tinha dado a conhecer.
Julgo que neste ponto existe concordância, a iniciativa é de louvar e mais houvesse, tivesse o municipio de Gouveia tal ousadia, colocar produtos regionais na rua mais "concorrida" do país. Por ali passam milhares pessoas, turistas, jovens...é de facto uma boa estratégia, sustentável e de custos reduzidos.
Um dos comentários a esse "post" referia a BTL como uma aposta feita pelo municipio de Gouveia, tida como promissora e de futuro. É bom que sim, que seja de futuro pois os custos em volta desse evento foram com peso, de bastante peso diga-se. A BTL é de facto uma montra do turismo mas carece de programação, de estrutura, de continuidade e sobretudo de autenticidade na matéria humana envolvida, que não foi o que se passou neste ano de 2009.
Independentemente de o Queijo da Serra ser de Seia, o Vinho de Vila Nova Tázem, o doce Companhia das Abóboras, é realmente indiferente, importante é a iniciativa, em que os resultados têm tudo para ser positivos e de colheita futura.
Temos aqui dois tipos de estratégia, uma mais contida, sustentável de resultados imediatos, outra despesista, de "pompa e circunstância", de resultados incertos, a serem positivos não serão imediatos. Nem sempre o mais caro dá garantias de resultados optimistas..."grão, grão enche a galinha o papo."

domingo, 29 de março de 2009

Aldeias Históricas de Portugal já estão online.

Notícia
As Aldeias Históricas de Portugal já estão online, o património arquitectónico, a história, a cultura e ainda informações sobre restauração e alojamento, pode ser visto num só "click". Sortelha, Linhares da Beira, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Marialva, Monsanto, Piodão e Trancoso podem ser vistas em www.aldeiashistoricasdeportugal.com.

Produtos da Serra da Estrela descem à capital.

Notícia
Pela mão do municipio de Celorico da Beira, produtos regionais da Serra da Estrela ( Queijo da Serra,compotas, mel e vinho) estarão em exposição na capital do país na Rua Augusta. É a segunda vez que o municipio leva a cabo a organização desta exposição, numa tentativa de preservar a continuidade e dar a conhecer os produtos regionais.

Prémio de empreendedorismo em Seia.

Notícia
O municipio senense, Fundação EDP, a Caixa de Crédito Agrícola Mùtuo da Serra da Estrela e a Associação dos Antigos Alunos do Colégio Dr. Simões Pereira, criaram o Prémio Empreendedorismo Dr. José Nunes Pereira. Um premio que visa os jovens proporem novas ideias empreendedoras, o prémio é no valor de 5.000 €. O prazo das candidaturas é até 31 de de Julho de 2009. Os regulamentos do Concurso estão em www.aaacsp.pt