sábado, 28 de março de 2009

Ciclo de Conferências em Celorico da Beira.

Agenda
A Câmara Municipal de Celorico da Beira está a realizar um ciclo de diversas conferências a realizarem-se na última semana de cada mês. Está a decorrer o debate sobre as "As Fortificações Medievais Beirãs e Invasões Francesas", no próximo mês será " Guerra Colonial, Spínola e o 25 de Abril.

Xutos & Pontapés na Semana Académica da Guarda.

Agenda
A Semana Académica da Guarda na edição de 2009 contará com a actuação de Xutos & Pontapés, edição que decorrerá entre 5 a 13 de Maio no pavilhão da NERGA. Destaque ainda para Buraka Som Sistema, Dezprezados e claro... Quim Barreiros.

Vital Moreira estará na Guarda hoje à noite.

Notícia
Pelas 21h o cabeça de lista às europeias do PS, Vital Moreira estará na cidade mais alta de Portugal para apresentar o projecto europeu dos socialistas intitulado " Nós Europeus" no Hotel Turismo, que contará com a presença de João Soares.

UBI promove Curso de empreendedorismo.

Notícia
A Universidade da Beira Interior vai promover um curso de empreendedorismo de Base Tecnológica para alunos finalistas, recem-licenciados, empresários, empregados de quadro, numa parceria com a Câmara de Comércio do Centro. As inscrições até 6 de Abril, sendo o curso ministrado entre Abril e Junho.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Sustentabilidade...Gouveia...Agenda 21 (Parte I)

Opinião
Enquanto por cantos e ruelas se fala de política partidária, candidatos, etc, prefiro falar uma vez mais em sustentabilidade. Palavra que tenho usado vezes sem conta aqui, para aqueles mais atentos, quase que é uma alegoria mas não é. Tenho pautado pela insistência porque efectivamente é um raciocinio comprovado de sucesso e que tem de se pôr em práctica. É o caminho e talvez único, talvez porque há sempre uma indefinição iniciante, mas reza por aí que os resultados são válidos,como em algumas cidades, como Olhão e outras que têm iniciado o percurso da Agenda 21 Local. Perguntarão vocês o que é Agenda 21 Local, ora aí vai: "é um processo através do qual as autoridades locais trabalham em parceria com os vários sectores da comunidade na elaboração de um Plano de Acção por forma a implementar a sustentabilidade ao nível local. Trata-se de uma estratégia integrada, consistente, que procura o bem-estar social melhorando a qualidade do ambiente." ...e não só! Infraestruturas, etc...Básicamente podemos dizer que os problemas de uma cidade são elevados pela comunidade, debatendo o futuro da cidade, as necessidades, o rumo numa Acção que é patrocinada pelo municipio enquanto resultado. Ou seja, o percurso iniciado pela cidadania pode ser levado à práctica apenas e somente pelo executivo autárquico, se assim o desejar e claro está, se tiver interessado.
Fala-se tanto de apoios a empreendedores e fixação de jovens, de forma a debelar as fragilidades de uma cidade do interior como Gouveia, que pensarão os políticos gouveenses sobre a Agenda 21 Local?
Perde-se demasiado com o homem que vai a votos e não se perde tempo com o que realmente é importante e justifica-se pararmos no tempo...para pensar. Faria deste modo um repto à comunidade bloguista gouveense, porque não debater a sustentabilidade?Porque não procurar a Agenda 21 Local? Não será um caminho a percorrer? Falamos em desemprego, problemas sociais, desertificação, etc, elevemos a cidadania como factor primordial ao desenvolvimento de Gouveia. Que pensam vocês da Agenda 21 Local? Será que em Gouveia é possível?

quarta-feira, 25 de março de 2009

Teatro " à borla" este sábado em Gouveia.

Agenda
Sábado pelas 13h30 no Teatro-Cine de Gouveia a Companhia de Teatro de Almada apresenta a a peça " Flauta Mágica", com entrada gratuita.

8º Festival de Tunas na Guarda.

Agenda
Nos dias 27 e 28 deste mês tem lugar na cidade da Guarda o 8º Festival de Tunas, organizado pela Tuna Académica da cidade. O espectáculo terá lugar no Teatro Municipal da Guarda, dia 28 pelas 21h, antecedido pela Sernata por volta das 16h. Contará com participações de tunas de Lisboa, Viseu, Tomar e Braga.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Cadastro do território avança.

Notícia
Está já em fase de concurso, o novo cadastro nacional da propriedade fundiária. Este cadastro visa clarificar a realidade do território terrestre nacional, nomeadamante a quem pertence cada pedaço de terra, onde começa e onde acaba e o seu real valor. Para já estão apenas oito municipios como englobados nesta iniciação entre os quais os vizinhos de Seia e Oliveira do Hospital. Segundo João Ferrão, Secretário de Estado do Ordenamento do Território, existe 20 por cento do território que não se sabe de quem é.

domingo, 22 de março de 2009

Será fácil derrotar Álvaro Amaro?

Opinião
Amanhã fará uma semana que DrºÁlvaro Amaro anunciou a sua candidatura, do PS nem sinal, muitas suposições, muitas hipóteses, mas nem fumo branco se viu. Alguns falam em estratégia, outros de "medo", o tempo vai passando, medo não me parece ser, indecisão talvez. Terá o PS de se preocupar demasiado com a "fera" que irá enfrentar o actual presidente? Não, Álvaro Amaro é hoje um candidato frágil, desgastado e desapontado com a vida política embora diga que Gouveia seja o seu projecto. Estará o PS a fazer um "bicho de sete cabeças"? Sim, se esta demora não for estratégica. Jamais Álvaro Amaro ganhará com os mesmos números de 2005, o voto de confiança dos gouveenses ficou defraldado com estes quatro anos de sufoco. Comerciantes, taxistas, desempregados, operários, etc, são muitos os descontentes. Apesar da linda paisagem que possuímos não chega para alegrar e tirar do sufoco o que a sociedade do concelho vive. Estamos a assistir a um galopar da imigração e emigração, as pessoas não encontram neste concelho um rumo e um porto seguro. O actual presidente da Câmara de Gouveia sempre culpabilizou o governo para os problemas do país e do concelho, as questões sociais, o desemprego, a economia, mas não foi este presidente que referiu que o concelho estava em conta-ciclo? Onde está ele? Já alguém chamou à responsabilidade Álvaro Amaro por estes oito anos de governação instável, sem rumo e sem futuro? Talvez devessemos começar por aqui...
Será fácil derrotarDrº Álvaro Amaro? Não será, mas também não será fácil a sua vitória, porque isto de política tem muito que se lhe diga.

Salema & Meca inicia laboração em Gouveia.

Notícia
Com sede e laboração em Palmela ( Setúbal), Salema & Meca, tem nova unidade de laboração em Gouveia, num investimento de 3 milhões de euros e 20 novos postos de trabalho. Um projecto anunciado em 2007 e agora tornado realidade. Apelidado por "projecto âncora" pelo actual presidente do executivo camarário, para Salemo Madureira, um dos sócios, justifica o investimento por se tratar do seu concelho natal e a próximidade geográfica junto à fronteira.