sexta-feira, 20 de março de 2009

Circular externa de Seia avança.

Notícia
O Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e Comunicações, está hoje em Seia para a assinatura do protocolo com o municipio senense para a segunda fase da construção da circular externa de Seia.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Dia Mundial da Floresta a 21 de Março

Agenda
Próximo sábado, é dia Mundial da Floresta, estando previstas algumas iniciativas no concelho, sobretudo para a "pequenada". Haverá plantações de árvores e percursos, sendo algumas destas iniciativas pretaconizadas pelo executivo camarário.

Paragens na fabricação do queijo.

Notícia
As interrupções fabris não estão só a restringir-se às unidades industriais do sector automóvel, no distrito da Guarda grande parte das unidades de produção de queijo têm vindo a interromper ao nível do horário de laboração, interrupções diários. A falta de escoamento do produto tem sido uma constante nos últimos meses, que se prevê que continue por mais algum tempo. A crise que se instalou e a falta de procura no queijo tem levado a esta situação.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Casa do Concelho de Gouveia...que futuro?

Opinião
A Avenida Almirantes Reis, noutros tempos fora de importância maior na capital portuguesa, sobretudo no que toca ao comércio, sobretudo a retalho. Ali numa esquina, daquela avenida está instalada a Casa do Concelho de Gouveia, também outrora local de reunião entre gouveenses. Segundo informação que obtive junto de alguém "lá da capital", a Casa está fechada, raramente abre, existindo duas ocasiões no ano em que é practicamente sagrado o reeencontro e actividade naquele espaço, aquando do " Magusto Beirão" e pelo aniversário da entidade, sempre assinalado com um repasto. Na verdade é paga uma renda daquele espaço que ao que parece é para estar fechado, e já nem ao fim-de-semana muitas vezes abre-se a porta. É pena que estes valores se perdem assim tão fugaz como o tempo e não é por falta de gouveenses a residir na capital. De facto é falta de dinamismo e sobretudo de renovação de quem dirige, o associativismo vai-se perdendo com a falta de chama que não é alimentada por quem mais deveria "incendiar". Poderia ser um espaço aproveitado como uma janela para os alfacinhas, promovendo o concelho, as suas gentes, a cultura e os hábitos. Afinal no centro de Lisboa, poderia ser uma óptima montra, dando a conhecer o nosso concelho nas diversas formas e iniciativas. Resta perguntar, que futuro tem esta Casa do Concelho de Gouveia?

terça-feira, 17 de março de 2009

Parque Natural da Serra da Estrela

Opinião
Noutros blogs gouveenses dismitifica-se a política e seus afins, decidi trazer aqui um assunto pouco se fala, mas de importância maior, até para "quebrar o gelo". Fala-se por aí em desenvolvimento, sustentabilidade, dinamização territorial, etc...e fala-se pouco do que o Parque Natural da Serra da Estrela representa no meio de isto tudo.
O objectivo primordial do PNSE é "...salvaguarda de recursos e valores naturais e o regime de gestão compatível com a utilização sustentável do território..." obviamente mediante de critérios que poderão ser de interdição, ou de procedimentos e condicionamentos visando a preservação da biodiversidade e conservação da natureza. É preciso não esquecer, que tudo é coordenado com os municipios que envolvem este Parque dos quais Gouveia faz parte, nomeadamente os PDM`S e os Planos Urbanísticos.
Fala-se muito que o Parque é culpa disto e daquilo, que condiciona o desenvolvimento e que só trás atraso de vida. É evidente que o Parque é importante, não só pelos seus objectivos mas porque estamos perante um território que tem de ser interpretado e valorizado. Não quero com isto dizer que esteja de acordo com determinadas decisões que são acolhidas para determinados municipios e para outros nem tanto. Tem de haver uma base para tudo, embora neste território de condicionalismo, vê-se por aí muita excepção, nomeadamente na forma da arquitectura. Sobretudo na perservação da arquitectura popular do qual o Parque e os municipios tendem a não trabalhar em conjunto.
O Parque não poderá ser condicionalismo de desenvolvimento, quando bem planeado e sustentável, nem poderá abrir excepções que põe em causa a sua própria credibilização. Sobretudo a uma fixação por parte do Parque para os m2 e as contas de aritmética, tudo isso poderá ser ultrapassado quando o território é bem manipulado, trabalhado, sem pôr em causa os principios de conservação da natureza e a Biodiversidade do PNSE.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Alvaro Amaro candidato...e agora?

Opinião
Está desfeito o tabu que tantos dias quase angustiou a vida política gouveense e o mundo da blogosfera. O desfecho deste episódio foi o esperado, eu ainda acreditei que seria possível ter outro nome para comentar, aqui e agora. Não estou decepcionado pelo PSD, mas por Gouveia, não prevejo mais do mesmo na política de Drº. Álvaro Amaro. Tantas vezes aqui falei na ruptura necessária com estes oito anos que muitos consideram épicos, e que eu sinceramente não consigo ver...talvez me faltem os óculos. O caminho para o actual Presidente da Câmara não se antevê fácil, tem uma imagem desgastada e sobretudo um trabalho que sabe a pouco apesar das festarolas e das feirolas. Apesar das inaugurações, das estátuas, dos tiques de (des)urbanismo, faltou muito nestes oito anos, faltou um projecto credível acima de tudo, com cabeça, tronco e membros, faltou virar a cidade para o experimentalismo cultural, para tecnologia da educação, criar uma cidade virada para o futuro capaz de aliar educação/ empreendorismo/ experimentalismo. Faltou cidadania, o poder político nunca conseguiu transportar a sociedade gouveense para o mesmo patamar e serem capazes de falar a mesma língua.
Mas o PSD/Gouveia politicamente não tinha outra opção, afinal é aquele candidato que poderá alcançar uma vitória. Resta saber o que o Partido Socialista nos irá presentiar, espera-se mais lucidez na escolha, sobretudo, independente do homem, o projecto seja de futuro, porque de Drº. Álvaro Amaro só festarolas...

domingo, 15 de março de 2009

Álvaro Amaro anuncia candidatura amanhã...ou talvez não!

Notícia
Amanhã pelas 20h30 ficaremos a saber o desfecho do tabu que tem assolado o mundo político de Gouveia. Álvaro Amaro, comunicará aquilo que, pelo desenrolar, do óbvio, se candidatará a mais quatro anos à frente do municipio gouveense. Depois de vermos conhecido o candidato do PSD à Guarda, sobem as probabilidades de Álvaro Amaro se candidatar em Gouveia. Estão ainda nomes em cima da mesa, Luís Tadeu, Joaquim Lourenço, Carlos Peixoto...mas tudo aponta para Álvaro Amaro, a não ser que saía um coelho da cartola.

Belmonte convida Lula da Silva para inauguração.

Notícia
O municipio de Belmonte convidou o actual Presidente do Brasil para a inauguração do novo Museu cujo tema é a epopeia de Álvares Cabral, o navegador que chegou a terras de Vera Cruz, dando ainda mais poder ao Império Português no Sec. XVI. A inauguração está prevista para dia 26 de Abril, apesar da agenda preenchida do presidente, o municipio ainda não perdeu a esperança.