sábado, 28 de fevereiro de 2009

Auto-Estradas cor-de-rosa.

Congratulo-me mais uma vez com o aquecimento constante nos blogs de Gouveia, tem havido uma actividade constante e uma "luta" por ideias fantástica. É um dos artigos escrito nesta semana num desses blogs, que me faz escrever agora. A questão dos futuros eixos rodoviários é bastante pertinente, o futuro de uma cidade como Gouveia não pode ficar alheia a tudo o que a rodeia, e esta questão é primordial. Mais uma vez Gouveia fica a ver...é caso para dizer...a ver os carros passar ao lado! Importa questionar, que papel teve o executivo camarário? Que luta travou? Os traçados dos futuros IC6, IC7 e IC37, passam bem longe, traçados já considerados de importância ao desenvolvimento económico do distrito. Qual o empreendedor que escolhe Gouveia se tem num vizinho ao lado capacidades logísticas bem mais favoráreis...para além das administrativas. É inqualificável que os senhores do poder local continuem a ver passar a carruagem sem estender a mão para ali parar e ser feita paragem obrigatória. Devo dizer que a oposição também não poderá ficar de fora desta questão, afinal também deveriam ter lutado pelo óbvio e pelos interesses dos gouveeenses. É esta amnésia incompreensível que se instala na classe política gouveense que cada vez mais se assume como uma epidemia dificil de eliminar.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Moda "sobe" à Serra da Estrela.

O design da moda vai subir à Estância de Esqui da Serra da Estrela este sábado. Intitulado de Snow Fashion, será palco para os jovens criadores da Unversidade da Beira Interior mostrar as suas capacidades criadoras. O evento promete animação, para além da moda, haverá música e animação nocturna, com participação de Dj`s.

Refrige compra fábrica da Unicer em Gouveia

A fábrica de água mineral pertencente à Unicer, cuja água comercializada com a marca Vitalis em garrafões de 5 litros, foi adquirida pela Refrige, detentora da famosa marca Coca-Cola. A Refrige pertende entrar no mercado português da água, perspectivando-se a reactivação da fábrica em Aldeias-Gouveia, criando uma marca de água. Perspectiva-se o aumento de emprego naquela unidade, para já, apenas existe um contrato-promessa de compra e venda por parte das duas empresas.

Preocupação na olivicultura Beirã.

A Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior (APABI), tem-se mostrado preocupada com o desenvolvimento da olivicultura no interior, na verdade a produção tem baixado, as plantações de olival também têm decrescido. Num total de 120 lagares de azeite entre os distritos de Guarda e Castelo Branco, teme-se o fecho de muitos nos próximos anos. Tem havido alguma procura em lagares abandonados para fins turisticos, a organização prevê um lado menos negativo e alega que é possível haver crescimento nesta vertente, como forma de proteger o espólio existente.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Covilhã quer gerir Centro Limpeza de Neve.

A Câmara Municipal da Covilhã disponibilizou-se para gerir e coordenar o Centro de Limpeza de Neve da Serra da Estrela. Face aos últimos nevões, muitas têm sido as vozes criticas em relação ao constante fechar das estradas, impeditivas da subida à Serra e penalizador para a economia local. A Covilhã adiantou-se e fez já chegar à entidade de turismo da Serra da Estrela a sua disponibilidade.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Estado emprestra 735 mil euros a Gouveia.

No âmbito do programa PREDE ( Pagamento de Regularização Exteriordinária de Dívidas do Estado), o Estado português vai " emprestar" cerca de 735 mil euros à Câmara Municipal de Gouveia para pagamentos de dívidas contraídas a fornecedeores, não podendo ser aplicadas a obra nova. Vê-se assim salvaguardo, a fornecedores da autarquia, o pagamento de facturas em atraso. Isto remete-nos uma vez mais à política que se vai practicando por aí, não só em Gouveia, afinal foi um programa de âmbito nacional, num total de sessenta e nove pedidos, onde figuram Lisboa, Guarda, entre outros. Voltando àquilo que nos interessa, apesar de dívidas, assistimos a obras superfulas como a "Rotunda da Estrela", afinal é uma rotunda como as outras, com estrela e sem estrela, a sua função seria sempre a mesma. Ou, o "Calçadão de Gouveia", seria mesmo necessário? Sobretudo neste momento de dificuldades sociais que vive o concelho, o desemprego e a falta de empreendedorismo. Por certo que o empreendedor que chega a Gouveia para pôr em práctica o seu projecto, é lhe indiferente se a rotunda tem estrela ou não tem estrela. O que procura são condições, tanto administrativas, como demão-de-obra qualificada e projecção de mercado. Com a dívida contraíada na "Rotunda da Estrela" e no "Calçadão", o projecto do local da " A Cerca", estava pronto e ainda sobrava para revitalizar o Curral do Negro, espaço que de tanto prometia mas que foi dado ao abandono. Opções que veremos no futuro o seu impacto, tal como as visitas de actores e personalidades como os actores dos Morangos com Açucar. Será que desses 735 mil euros, algum irá pagar essas visitas e o snowboard que tantas vezes foi referido que não tinham despesas camarárias.Assim veremos a seu tempo...