sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Freixo da Serra - Nova Sede de Junta de Freguesia

Outrora ali se sentaram muitos alunos, hoje é a nova Sede da Junta de Freguesia do Freixo da Serra, a antiga escola primária da localidade passou para a ser local das assembleias de Junta e ter a cadeira do Presidente. Para além disso contará ainda com uma biblioteca e um espaço Net, a localidade com pouco mais de 138 habitante ( Censos 2001), ficará ligada às novas tecnologias, que é de saudar, mas resta questionar quem irá usar o espaço e o equipamento. Serão os idosos? Terão eles aulas de informática? É que dos 130 e poucos habitantes, jovens são muito poucos, muito poucos. Quem pagará as despesas do serviço Net?
A ideia é interessante, resta saber que mais valia traz a uma população idosa, fica no ar, quem realmente terá proveito deste serviço.

Seia já possuí destacamento da GNR

Seia deixou de depender do Destacamento Territorial de Gouveia, passando a possuir a partir do dia 5 do corrente mês o respectivo Destacamento, abrangendo os postos de Loriga, Paranhos da Beira, Manteigas e Seia.

Retail Park da Guarda avança.

Depois do primeiro shopping center ter aberto no passado dia 5 de Novembro, o " Vivaci", a cidade da Guarda prepara-se para receber o segundo espaço comercial de grande dimensão, IN Guarda Retail Park, está em avanço considerável, localizado junto à via de cintura externa da cidade, num investimento público-privado de 65 milhões de euros, que para já conta com uma loja importante no seu êxito, a Decathlon. A conclusão das obras estão previstas lá para os finais de Março.

Taxa de desemprego da Beira Interior nos 10%.

Segundo o Observatório de Desenvolvimento Económico e Social, instalado na UBI, a taxa de desemprego da Beira Interior poderá atingir os 10%. Uma situação que do ponto de vista social poderá agravar-se. Uma situação que está a ser analisada pelas entidades competentes da região, até porque a taxa de desemprego nacional está em cerca de 7% , vindo a verficar-se os 10%, poderemos considerar que a taxa da Beira Interior está acima da taxa nacional. Face à crise instalada no sector têxtil e automóvel, os grandes empregadores da região, terão por base este crescimento da taxa de desemprego.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

"Pulga" dá lugar a "Estrela"...e o contra-circlo.

Gouveia tem hoje às suas "portas" uma Estrela, que segundo os governantes, desejam que "ilumine" todo o municipio. A nova Rotunda da Estrela, que substitui o antigo Cruzamento da Pulga, está longe de gerar concenso entre a população de Gouveia. Se uns se vergam à sua beleza escultural, outros e muitos questionam a pomposidade e o remate da obra, afinal é apenas uma rotunda que tem a função de permitir um melhor fluxo rodóviario. Mas mais se acentuam as vozes discordantes quando se menciona o valor da obra, 147.673,60 €, um valor avultado, questionável. Para o Presidente da autarquia é o culminar de uma estratégica iniciada em 2002, tendo como a " Estrela" o seu conceito. É dificil perceber, mas certo é que o nível de vida dos gouveenses não melhorou, isso sabemos na perfeição e embora tenha feito alguma obra de " alcatrão" importante no concelho, não é a estrela que trará mais emprego aos gouveenses. Mais dificil de perceber é o chamado contra-ciclo que tanto fala o autarca gouveense, aquilo que se assiste é ao êxodo rural cada vez mais acentuado. Muitos são aqueles que continuam a procurar outras paragens em busca de trabalho para poder viver, Suiça, França, Luxemburgo, continuam a ser rotas de muitos gouveenses que não encontram na sua Terra Natal condições , será isto o contra-ciclo?